O turismo de saúde é um subsetor do turismo geral, composto pelo turismo médico e turismo de bem -estar ( incluindo termalismo). Envolve as dimensões do transporte, acomodação e hospitalidade, interagindo com outros tipos de turismo- Natureza, Cultural, Gastronómico, Enoturismo, etc.
4 eixos estratégicos:
•1 - Desenvolvimento sustentável do território turístico,
•2 - Diferenciação e inovação de produtos e serviços,
•3 - Dinamização de agentes e mercados,
•4 - Agilização, racionalização e capacitação
-Turismo de bem estar - prevenção, tratamentos SPA, termalismo, dieta mediterrânica...
- Turismo Médico - melhorar a saúde- tratamentos, cirurgias, Check-ups....
. Potenciar o cross- selling.
Atingir os mercados que melhor respondem aos desafios de crescer em valor e que permitam alargar o turismo a todo o ano e a todo o território
Turismo de Saúde versus Sustentabilidade territorial
Combater a sazonalidade inerente aos outros tipos de turismo, melhorar a sustentabilidade e qualidade dos serviços.
Respeito pelos recursos naturais, culturais e económicos dos territórios. Esta combinação equilibrada de fatores revela-se crucial para o desenvolvimento local e regional,
Target
Spa Hotels and Spa Resorts
Termas
Hospitais incluindo Privados
Clínicas
_________________________________________________________________________
Pessoas de várias regiões do mundo viajam para usufruir deste tipo de Turismo.
Devem-se criar indicadores mensuráveis e consequente estatística, com vista a medir a importância, o crescimento e o impacto do Turismo de Saúde sobre a economia turística em geral
Foi criada uma diretiva Europeia sobre cuidados de saúde transfronteiriços em 2014
Política de mobilidade de Doente / Saúde transfronteiriça
- Diretiva 2011/24/EU
O turismo de saúde representa hoje cerca de 5% da Industria de Turismo na EU ( 28 países, correspondendo a cerca de 0,3% da economia da UE. ( Antes da Pandemia COVID19)

4 strategic axes:
• 1 - Sustainable development of the tourist territory,
• 2 - Differentiation and innovation of products and services,
• 3 - Dynamizing agents and markets,
• 4 - Streamlining, rationalizing and training

Parceiros e Colaboradores Nacionais e Transnacionais
Equipa Multidisciplinar
É esta sinergia e multidisciplinaridade que permite criar inovação e sobretudo uma visão estratégica e sustentável da realidade alvo de intervenção. A conceção de novos modelos organizacionais e funcionais na área do turismo.
Health Tourism

National and Transnational Partners
Multidisciplinary Team
It,s this synergy and multidisciplinarity that allows to create innovation and, above all, a strategic and sustainable vision of the reality targeted by the intervention. The design of new organizational and functional models in the field of tourism.